isbt_head_1

A Terapia

A Terapia Bowen é uma técnica curativa de origem australiana utilizada para tratar uma ampla gama de doenças físicas, queixas musculares, estruturais e viscerais. É caracterizada pelo que se denomina de “Movimento Bowen” – uma ação básica do terapeuta sobre a pele do paciente que, na maioria dos casos, estimula a fáscia muscular de uma maneira específica, ativando os receptores que sinalizam respostas no Sistema Nervoso Central e equilibram os sistemas Simpático e Parassimpático.

A técnica é considerada, portanto, uma modalidade dinâmica de relaxamento fascial e muscular, que sinalizam para o SNC um ajuste de reposta no fluxo sanguíneo, linfático e energético. Os movimentos são aplicados em sequências que promovem mudanças estruturais auto-corretivas e levam ao equilíbrio corporal global. O corpo responde ao estímulo recebido de acordo com a nova fase em que se encontra.

a_terapia_1

a_terapia_2

Em alguns casos um único “movimento Bowen” pode desencadear vários reajustes tanto no físico quanto no comportamento, de forma a alcançar o resultado que o levou a procurar a Terapia Bowen. É o próprio corpo do paciente que vai sendo alinhado, de maneira segura e efetiva, tanto que a própria pessoa decide interromper o tratamento pois se lembra que os sintomas que a fez procurar pela terapia foram sendo transpostos de forma gradativa.

Ela se originou na Austrália mas pessoas no mundo inteiro continuam se beneficiando da técnica, incluisve, aqui, no Brasil e também na Argentina.  A Escola Internacional de Terapia Bowen, ISBT, trouxe a terapia ao Brasil em 2009, com sede em São Paulo, e disponibiliza o curso básico de formação para quem quiser se tornar um terapeuta Bowen. Mais informações sobre o curso de formação.