isbt_head_1

Origem

A Terapia Bowen é proveniente da Austrália e surgiu na década de 50 através do seu criador Tom Bowen. “Tom Bowen atendia em sua clínica na cidade de Geelong, perto de Melbourne, na Austrália durante 32 anos, até seu falecimento aos 66 anos em 1982″.

Ele nunca ensinou a técnica formalmente mas permitiu que um pequeno número de estudiosos observassem seu trabalho e divulgassem a técnica. Dessa forma, originaram-se várias linhas de interpretação do trabalho de Tom Bowen. E a partir da mesma técnica de origem, várias formas de tratar.

Tom Bowen tratando de uma criança inválida.

Tom Bowen tratando de uma criança inválida.

A base comum das diversas linhas de interpretação é o que chamamos de “The good move”, um toque suave sob a pele do praticante, que, visa remover bloqueios localizados em pontos específicos subcutâneos que visam estimular sinapses cerebrais entre todos os órgãos que precisam receber ou devolver energia vital para alguma região que foi desencadeada no momento da crise, via controle autonômico Central e Periférico que acionam respostas musculares reflexas, que geram outras respostas em cadeia se a pessoa não tomar nenhum tipo de recurso para superar aquele trauma. Que pode ter se originado recentemente ou tardiamente.
A técnica visa seguir uma linha de estratégia que a pessoa não perceba a melhora, de tão natural que acontece. Pois dessa forma, fica mais fácil superar qualquer dor ou bloqueio que o esteja impedindo de seguir adiante.
Em São Paulo fica a sede da ISBT (International School of Bowen Therapy) no Brasil. Os diretores da escola, Col Murray e Lisa Black, ministram o curso de formação em diversos países, entre eles, Austrália, Alemanha, Suiça, Áustria, Portugal, Inglaterra, Hong Kong, Nova Zelândia, Filipinas e desde 2009, no Brasil.

“Tom Bowen foi um osteopata self made com uma capacidade única para desenvolver uma forma de terapia corporal que o fez sobressair dos seus contemporâneos. Os seus talentos especiais baseados nas suas competências de manipulação e observação, e os seus contatos com outros curadores únicos no seu tempo (anos 1950-60), permitiram-lhe desenvolver uma técnica que embora muito simples na forma é incrivelmente eficaz.

O objeto incial de estudo da ISBT Internacional com sede na Austrália, passou então a ser o criador da Terapia, Tom Bowen. Considerado na época gênio em terapias corporais, por exercer sua prática em seu próprio domicílio e atender em média 100 clientes por dia*.  Obtinha resultados tão fantásticos em suas habilidades manuais que não era necessário falar nada durante o tratamento. A sessão decorria numa maca e ele dava pequenas pausas para o corpo assimilar seus movimentos Bowen feitos com as mãos e algumas partes do corpo, para mover pequenas estruturas encontradas nas fáscias dos pacientes e restabelecer a mémoria daquela célula que passa a funcionar em perfeita harmonia com as demais. A sua fama como curador levou pessoas de toda a Austrália à sua clínica em Geelong, Victoria.

Muitos profissionais procuraram treinar com ele, mas a maioria não foi selecionada. Depois de um breve período, a maior parte dos que tinham ficado a observá-lo foram também dispensados, ficando só um pequeno grupo que acompanhou o seu trabalho por longos períodos.

Como Tom Bowen não ensinava no sentido formal, essas pessoas tiveram que formar a sua própria compreensão do que ele fazia. Desta forma desenvolveram as suas próprias interpretações do trabalho de Tom baseados na sua própria experiência e conhecimentos anteriores.” ( ISBT )

*resultado de um estudo feito em 1973 pelo Governo Australiano