isbt_head_4

Uma das Melhores Terapeutas de Animais do Mundo

Veja a matéria que foi publicada no site www.terapiabowenportugal.com  referente a terapeuta Suzanne Baker

Uma das melhores terapeutas de animais do mundo, sediada no famoso circuito de corridas de cavalos Sha Tin, em Hong-Kong, realizará cursos de Terapia Bowen ISBT para cavalos e pequenos animais.
Suzanne Baker (Bsc, D.C. Dip Acc.) tem acompanhado as equipes veterinárias como terapeuta dos eventos equestres, nos Jogos da Ásia, Jogos do Sudeste Asiático e nos Jogos Olímpicos de Beijing. O seu mais recente sucesso inclui ser formadora, treinadora e terapeuta do campeão medalhado com ouro nos Campeonatos da Ásia. Em 2013 ela foi também terapeuta do cavalo vencedor na corrida Grupo Um em Hong Kong.
Os cursos são constituídos por três Níveis de dois dias cada, tendo como pré-requisito a frequência do Módulo 1 do curso básico humano. Esta formação, de acordo com Suzanne Baker assegura que os estudantes têm uma compreensão do trabalho antes da abordagem aos animais. Isto dá proteção aos animais que, de outra forma, poderiam ser machucados pelo praticante que não percebe as sutilezas deste trabalho extraordinário. “Além disso, os cavaleiros que tenham problemas físicos podem provocar problemas aos cavalos, por exemplo. Sendo por isso, importante, que o terapeuta, embora especialista em animais, entenda como auxiliar em questões com os cavaleiros também”.
A Escola Australiana Internacional de Terapia Bowen (ISBT), sediada no Algarve, tem realizado cursos de Terapia Bowen para humanos a nível internacional, para profissionais na área da saúde, há já 15 anos. Suzanne Baker, uma das primeiras terapeutas Bowen graduadas em Hong-Kong, trabalhou com os Diretores da ISBT, Lisa Black e Col Murray, para desenvolver as técnicas aplicadas aos animais.
Logo após ter aplicado a Terapia Bowen ISBT em cavalos, pessoas que possuem cães começaram a ouvir falar dela. “É realmente interessante passar do trabalho com grandes cavalos e aplicar os mesmos princípios em cães com o mesmo sucesso”.
“Penso que conseguimos fazer cursos que são um pouco diferentes de outros cursos de trabalho corporal com animais. Não se trata apenas de transpor simplesmente os conceitos dos humanos para os animais. Pode-se  com certeza obter resultados razoáveis dessa forma, mas nós procuramos mais do que “resultados razoáveis”, disse ela. “Penso que atingimos a fórmula correta”.
A Terapia Bowen ISBT tem origem no trabalho desenvolvido pelo terapeuta manual Tom Bowen (1916-82) que foi um curador lendário de grande renome no tratamento de humanos e de animais. As áreas abrangidas pelo Nível Um dos cursos de Terapia Bowen ISBT para cavalos e cães incluem Costas e Pescoço, Ombros e Isquio-Tibiais. Procedimentos de avaliação estão também incluídos entre os temas adicionais.
Suzanne Baker foi uma atleta de competição em eventos de três dias em adrestamento, representando a Inglaterra. Ela cresceu numa família muito desportiva; o seu pai, Peter May (já falecido) foi um dos mais duradouros capitães da equipe de cricket inglesa e foi incluído no Conselho Internacional do Hall of Fame do Cricket em 2009, tendo Suzanne e a mãe recebido o prémio por ele. A sua mãe e irmãs também representaram a Inglaterra tendo ganhado medalhas européias para eventos de três dias de dressage.
Suzanne obteve o grau de Quiroprática em 1991. Ela é membro da Associação Quiroprática de McTimoney, e está qualificada para tratar tanto humanos como animais. Ela trabalhou e praticou em Inglaterra, tratando pacientes numa clinica quiroprática de sucesso. Adicionalmente tratou um grande número de pacientes caninos e equinos, desde greyhounds de competição até dachshunds, e desde cavalos de corrida até cavalos de dressage Olímpicos. Teve igualmente um desafio ocasional com uma quinta com animais.
Suzanne mudou-se para Hong-Kong com a sua família em 1996. Uma carta de apresentação (de um proeminente dono inglês de um cavalo) para um treinador chefe do Jockey Clube de Hong-Kong, resultou em dar-lhe como desafio a tarefa de reabilitar um cavalo ganhador do principal Derby que havia faturado a pélvis. O cavalo conseguiu recuperar-se muito bem de tal forma que venceu a corrida e Suzanne tem vindo a tratar cavalos de corrida em Sha Tin desde então.
Ser uma das poucas mulheres a trabalhar nessa área profissionalmente, disse ela, foi muito desafiante no início – “eles eram muito educados e simpáticos, mas aquele mundo era completamente dominado por homens”. Ela considera-se muito afortunada em ter podido trabalhar com uma excelente equipa de veterinários no Jockey Clube de Hong-Kong, com as condições de primeira classe que são facilitadas em Sha Tin. Existem cerca de 1200 cavalos sediados no campo das corridas e no número de treinadores Suzanne foi incluída como apoio para a equipe.

Fonte: www.terapiabowenportugal.com